Informações


18.09.2019 APPS FOR GOOD

EVENTO FINAL NACIONAL 13 / 09/2019
LISBOA – CALOUSTE GULBENKIAN

5.ª Edição Apps for Good | Evento Final Nacional
Os alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, que durante o ano letivo 2018/2019 participaram no projeto Apps for Good, não poderiam ter começado o ano letivo de uma forma melhor.
No regresso às aulas, e após uma final nacional muito bem disputada, e em que participaram 21 equipas, trouxeram na mochila 3 prémios:
-1.º prémio melhor app (linha básico): MustBeGreen (Carolina Oliveira, Gonçalo Rocha e Rita Polido);
-3.º prémio melhor app (linha básico): onlyHEAL (Filipa Ferreira, Joana Sousa e Ruben Rodrigues);
-Prémio Jovem Aluna.PT: Rita Polido.
Apesar de não terem sido premiadas, as alunas responsáveis pela app WashyWashy (Adriana Sofia, Neuza Ferreira e Rita Duarte) também tiveram uma participação excecional!
O evento final foi apenas o culminar de um ano de muito trabalho, muita dedicação, muita persistência, muita resiliência e, acima de tudo, muita vontade de fazer mais e cada vez melhor!!! Muitos parabéns, Adriana Sofia, Carolina Oliveira, Filipa Ferreira, Gonçalo Rocha, Joana Sousa, Neuza Ferreira, Rita Duarte, Rita Polido, Ruben Rodrigues!!! Mesmo antes de partir para Lisboa vocês já eram vencedores, seremos sempre uma “Dream Team”!!! Da minha parte já sabem o que sinto, um orgulho enorme por ter tido a oportunidade de trabalhar convosco e de vos ver crescer! Muito obrigada a todos, estou de coração cheio de felicidade!!!
Este agradecimento estende-se aos vossos pais que acreditaram no trabalho que fazíamos na escola (e, tantas vezes, em casa!) e sempre nos apoiaram na concretização das ideias… muito obrigada pais, estes prémios também são vossos!!! Muito obrigada à professora Rosa Maria Rocha por ter partilhado comigo esta “aventura” e ajudado a superar todos os obstáculos! Muito obrigada, Dra. Isabel Abreu e a toda a equipa da Farmácia Cortes, por terem aceitado ser nossos parceiros e ajudado a desenvolver a app onlyHEAL! E um enorme obrigada à Direção, Professores e Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia, com o vosso apoio e incentivo constantes tudo parece mais fácil de concretizar!!!
E, por último, muito obrigada ao CDI Portugal por me terem recrutado para o “grupo de professores Ninja” do projeto Apps for Good. É um privilégio poder fazer parte desta equipa!!!


12.09.2019 Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista assegurar necessidades permanentes, e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, tendo em vista assegurar necessidades transitórias.

Consultar Aviso de Abertura

Consultar Ata n.º 1

Consultar Lista de Candidatos que realizam Prova de Conhecimentos

Consultar Lista de Candidatos sujeitos a Avaliação Curricular (não realizam Prova de Conhecimentos

Resultados da prova de conhecimentos

Consultar Lista de Candidatos sujeitos a avaliação psicológica

Consultar Perfil Avaliação Psicológica


27.08.2019 Contratação de escola – Horário 1 – Técnico especializado (Psicólogo) – 18 horas

aviso abertura

formulário candidatura

ordenação candidatos – fase 1

ordenação candidatos – fase 2

ordenação candidatos – fase 3


04.07.2019 2nd European Games 2019 (Minsk)

A EBS do Levante da Maia a sentir-se orgulhosa…
Francisca Sampaio Maia (ao centro), estudante da EBS do Levante da Maia, conquistou três medalhas (2 de prata e 1 de bronze) para Portugal nos The 2nd European Games 2019, que decorreram em Minsk. A frequentar o 9ºC, a Francisca integrou o trio da ginástica acrobática que competiu no passado fim-de-semana, na Bielorrússia.
Muitos parabéns!


01.07.2019 Estratégia Local, Mudança Global – A Maia Pelo Clima

No âmbito da Estratégia Local, Mudança Global – A Maia Pelo Clima e com base num concurso de imagem sobre as alterações climáticas, o aluno Gonçalo Monteiro Bailão Gonçalves Teixeira do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia obteve o 1º lugar.
Parabéns ao Gonçalo pelo seu empenho! O seu mérito foi reconhecido!


01.07.2019 APPS FOR GOOD

PARABÉNS – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO LEVANTE DA MAIA!

O programa educativo Apps for Good Portugal consiste na criação de aplicações para resolver problemas da sociedade, tendo sido considerado um caso de sucesso de inclusão digital.
O relatório “Inspirational practices for tomorrow’s inclusive digital world”, através da Comissão Europeia apresenta o seu contributo na aprendizagem e capacidades para as políticas desenvolvidas na União Europeia e no contexto nacional. O objetivo é construir quer uma economia, quer uma sociedade digital inclusiva na Europa.
No Encontro Regional Norte do Apps for Good realizado a 28 de junho de 2019 participaram 67 equipas, sendo que 10 foram selecionadas para o Encontro Final, a realizar em Lisboa.
A Escola Básica e Secundária do Levante da Maia concorreu com 2 equipas na categoria básico e 1 na categoria secundário. AS 3 PASSARAM À FASE FINAL!

PARABÉNS aos alunos pelo empenho, pela coragem, pela determinação e, principalmente, por terem abraçado com grande entusiasmo um projecto construtor de múltiplas competências:
.Carolina Oliveira, Gonçalo Rocha e Rita Polido | App MustBeGreen
.Filipa Ferreira, Joana Sousa e Rúben Rodrigues | App OnlyHEAL
.Adriana Domingues, Neuza Ferreira e Rita Duarte | App WashyWashy

PARABÉNS, ainda, às Professoras Rosa Rocha e Emerência Teixeira pela vontade demonstrada em abraçar este projeto, apoiando os alunos, de forma incondicional, criando múltiplas oportunidades de aprendizagem e valorizando o contexto escolar em que se inserem – Escola Básica e Secundária do Levante da Maia!
Espera-nos a segunda fase – LISBOA


28.06.2019 Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista assegurar necessidades permanentes, e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, tendo em vista assegurar necessidades transitórias.

Consultar lista de candidatos admitidos – excluídos


28.06.2019 Manuais Escolares


25.06.2019 Prémio Traduzir 2019 – Universidade Católica

Com uma tradução de espanhol para português, o aluno Luís Bushbeck do 11º B do Curso de Línguas e Humanidades da Escola Básica e Secundária Levante da Maia foi premiado com a 1ª menção honrosa no Concurso TRADUZIR 2019 que decorreu no passado mês de março e cujos resultados foram agora divulgados pela entidade organizadora.
A entrega dos prémios terá lugar no dia 27 de setembro, às 14.30 na Universidade Católica, em Lisboa.
É com grande orgulho que damos os parabéns ao Luís.


19.06.2019 Receção aos alunos do 4º ano

No dia 12 de junho de 2019, a Escola Básica e Secundária do Levante da Maia vestiu-se de festa para receber os finalistas do 4.º ano das escolas do Agrupamento, que vieram acompanhados pelos seus professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.
Da varanda da Biblioteca, a Diretora, Dra. Conceição Carneiro e a Presidente do Conselho Geral, Dra. Ana Maria Garrido, deram-lhes as boas vindas.
Os alunos do Clube de Música e o seu professor presentearam-nos com uma atuação, enquanto era hasteada a Bandeira Verde, galardão do Programa Eco-escolas, conquistado pelo nosso Agrupamento em 2017/2018.
As alunas do 3.º ciclo e do ensino secundário, trajadas a rigor evocando as profissões das nossas avós – leiteiras, padeiras, lavadeiras, … – acompanharam os visitantes às salas temáticas, onde puderam apreciar as diversas atividades que aqui se desenvolvem:
1 – Ginástica acrobática, no pavilhão desportivo.
2 – Experiências científicas, nos laboratórios.
3 – Exposição de trabalhos realizados na disciplina de História e Geografia de Portugal.
4 – Atividades de Inglês na Biblioteca.
5 – Dinâmica de Francês.
6 – Atividades de Matemática.
7 – Representatividade da Amnistia Internacional e dos Direitos Humanos.
No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e evocando as memórias maiatas, o Museu de História e Etnologia da Maia proporcionou-nos uma exposição de aguarelas das igrejas das diferentes freguesias.
Na sala do aluno pudemos apreciar uma mostra de trabalhos dos alunos do 6.º ano em sacos de papel reciclados, subordinados ao tema “Maia pela mão”, que nos ofereceu uma viagem pelos pontos mais relevantes do concelho da Maia, desde o centro da cidade, passando pelos mosteiros, igrejas, parques e quintas.
Na sala da Flexibilidade, alunos do 5.º ano dramatizaram uma peça de teatro enquadrada nas comemorações dos 500 anos do Foral da Maia.
Este dia fantástico terminou com um jantar/convívio entre toda a comunidade educativa, enquanto os alunos do 4.º ano nos brindavam com as suas carinhosas atuações.
Agradecemos a todos os alunos, professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, pais e encarregados de educação pelo seu empenho, participação e envolvimento neste dia representativo da dinâmica do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia.
Endereçamos um agradecimento especial aos nossos parceiros, Juntas de Freguesia de Folgosa,
Nogueira e Silva Escura, Milheirós e S. Pedro Fins, bem como ao Ginásio Solinca, pela preciosa
colaboração.
BEM HAJAM!


14.06.2019 Devolução de Manuais Escolares


06.06.2019 Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista assegurar necessidades permanentes, e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, tendo em vista assegurar necessidades transitórias.

Consultar Aviso de Abertura

Consultar Ata n.º 1

Consultar Lista de Candidatos que realizam Prova de Conhecimentos

Consultar Lista de Candidatos sujeitos a Avaliação Curricular (não realizam Prova de Conhecimentos

Resultados da prova de conhecimentos


29.05.2019 Palestra “Comunicar Com Adolescentes”

A APELEV – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EBS Levante da Maia, tem o prazer de convidar V. Exa. a estar presente na palestra “Comunicar Com Adolescentes” que esta associação realiza, no dia 05 junho pelas 21h30, no auditório do edifício sede, da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura.


22.05.2019 Canastras florais da Maia

Todos os anos na Paróquia de Nogueira da Maia, revive-se as festividades da Nossa Senhora da Hora e a tradicional procissão de canastras florais da Maia.
A tradição ter-se-á iniciado em Nogueira devido a um pretenso milagre ocorrido a Manoel da Costa e sua esposa Eusébia, que viviam no Lugar do Rio. No decorrer de uma queda e estando Eusébia grávida, pediram a intercedência de Nossa Senhora da Hora junto do seu filho. Tendo a sua prece sido atendida, com o nascimento do seu filho em 1876, Manoel da Costa mandou esculpir em madeira um retrato de N. Sra. oferecido à igreja em 1877, além de se comprometer a realizar as festividades em sua honra. A imagem foi colocada na Capela da Nossa Senhora da Hora, sendo posteriormente substituída por uma do mestre santeiro Luciano Tedim.
Atualmente, os lugares e as escolas da freguesia mantêm estes cestos florais, sinal de arte, tradição e bairrismo desta Comunidade.
Finalmente, um bem-haja especial a toda a Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia (JI Barroso, EB 1 de Mt calvário e Escola Básica e Secundária do Levante da Maia) que mostraram, mais uma vez, a “garra nogueirense”!


10.05.2019 Roadshow Financeiro

Os alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia do Ensino Secundário participaram no Roadshow Financeiro, uma iniciativa dinamizada pela Dr.ª Bárbara Barroso do Moneylab que decorreu no passado dia 30 de abril, na Ordem dos Contabilistas Certificados. Esta iniciativa contou com a participação de alunos de outras escolas e abordou questões ligadas à literacia financeira.


09.04.2019 Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista assegurar necessidades permanentes, e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho

Consultar aviso de abertura

Consultar lista provisória de candidatos admitidos


08.04.2019 Constituição da República Portuguesa em 30 minutos no Levante da Maia

No âmbito do seu Clube Europeu, a Escola Básica e Secundária do Levante da Maia acolheu, no passado dia 4 de abril, numa iniciativa operacionalizada pelos Pelouros da Juventude e da Cidadania, a ação “Constituição da República Portuguesa em 30 Minutos”, um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Saiba mais em https://www.cm-maia.pt/pages/601?news_id=2233


19.03.2019 Prémio “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho – 16.ª edição

Com dezasseis anos de existência, o Prémio “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho em parceria com os Ministérios da Educação e da Economia, continua a marcar de forma determinante a vida de crianças e jovens, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, motivando-os para a aprendizagem das ciências e promovendo o seu interesse por áreas tecnológicas e científicas.
O tema da 16.ª edição, «A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização», aproxima-se da nova componente curricular «Cidadania e Desenvolvimento» e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, especialmente do domínio «Educação para o Desenvolvimento Sustentável».
No âmbito do processo de desenvolvimento da 16.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho -Ciência na Escola, a Escola Básica e Secundária do Levante da Maia apresentou o seu projeto intitulado Walking for Trash, candidatura essa que ficou seleccionada para a 2ª fase.


31.01.2019 Exposição “Uivo”, Mostra de Ilustração da Maia

No âmbito da exposição “Uivo”, Mostra de Ilustração da Maia, patente até 17de fevereiro nas galerias do Fórum da Maia, a EB1 Monte Calvário participou no workshop “A Uivinho vai à Escola”. E os resultados foram mágicos!
Todos os trabalhos resultantes deste workshop, integrarão a exposição “UIVINHO 1” na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.



25.01.2019 Maia serviu refeições intergeracionais

A iniciativa decorreu hoje, dia 24 de janeiro, na EB1/JI de Monte Calvário, pelas 12.00h, tendo sido convidado o Lar de Avioso da Santa Casa da Misericórdia da Maia.
Segundo o município, a Maia “reconhece a importância da alimentação na saúde e qualidade de vida do cidadão. Assim, investe fortemente na área de Educação Alimentar junto das Crianças e Seniores do Concelho, através dos seus Programas de Saúde Escolar (PSE) e Municipal de Saúde Sénior (PMSS), respetivamente”.
Esta refeição juntou à mesas estes dois programas, intergeracionais, durante o almoço escolar.
Para o efeito, duas Respostas Sociais do PMSS foram convidadas pelos Alunos de duas escolas EB1/JI do Concelho, inscritos no PSE, para almoçarem em conjunto na sua cantina.


17.12.2018 Procedimento concursal para constituição da reserva de recrutamento para técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular

Consultar aviso de abertura


26.10.2018 Concurso para seleção de oferta de trabalho de 4 assistentes operacionais – Oferta de trabalho a Termo Resolutivo Certo a Tempo Parcial

Consultar lista de ordenação final


25.10.2018 Procedimento concursal de regularização no âmbito do PREVPAP – Oferta de trabalho a Termo Resolutivo Certo a Tempo Parcial

Consultar lista final de ordenação homologada


23.10.2018 Concurso para seleção de oferta de trabalho de 4 assistentes operacionais – Oferta de trabalho a Termo Resolutivo Certo a Tempo Parcial

Consultar lista definitiva de candidatos


19.10.2018 Concurso para seleção de oferta de trabalho de 4 assistentes operacionais – Oferta de trabalho a Termo Resolutivo Certo a Tempo Parcial

Consultar lista provisória de candidatos


18.10.2018 Procedimento concursal de regularização no âmbito do PREVPAP – Oferta de trabalho a Termo Resolutivo Certo a Tempo Parcial

Consultar lista de candidatos admitidos e excluídos


04.10.2018 Procedimento concursal para oferta de trabalho a Termo Resolutivo Certo a Tempo Parcial

Consultar aviso de abertura

Formulário de Candidatura


27.09.2018 Procedimento concursal de regularização no âmbito do PREVPAP, para a celebração de oito contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a categoria de assistente operacional

Consultar aviso de abertura


12.09.2018 25 anos da EBS Levante da Maia

Comemorações dos 25 anos EBS Levante

Encerramento da EBS Levante da Maia devido às comemorações dos 25 anos


06.09.2018 Vouchers dos manuais escolares


06.09.2018 Início das atividades letivas 1CEB e Pré-escolar


05.09.2018


03.09.2018 Concurso AEC


03.08.2018 Manuais Escolares Gratuitos


26.07.2018 Manuais Escolares Gratuitos


18.07.2018 Reuniões com Pais/EE


02.07.2018 Apps for good

Desafio 2: Rumo à final!
E este seria o nosso último dia de trabalho em conjunto!
Ao longo deste ano letivo partilhámos muitas aventuras (e algumas desventuras), ultrapassámos muitos obstáculos, fomos cúmplices em muitas gargalhadas e, acima de tudo, aprendemos muito uns com os outros, crescemos! Mas hoje seria o último dia de trabalho da super equipa!
Depois de dois pitchs (cheios de imprevistos), a resposta a questões nem sempre fáceis (e/ou perceptíveis), duas horas de divulgação das apps no marketplace foram anunciados os vencedores. Entre cerca de 60 equipas, trouxemos para casa (e para a escola) dois prémios! A appRefood foi premiada com o passaporte para a Final Nacional da 4.ª edição do projeto Apps for Good e a equipa VOLpet foi premiada com o Prémio do Público.
E agora? A despedida é adiada mais uns meses, continuaremos a trabalhar com afinco e, em setembro, lá estaremos todos na final a apresentar a nossa app.
MUITOS PARABÉNS, Barbara Ferreira, Bruno, Diogo, Hugo, Maria, Luísa, Pedro, Rita e Vitor Martins!!!! É um enorme orgulho poder partilhar esta aventura (e loucura) convosco! Obrigada pela vossa resiliência e resistência! 🙂 Obrigada Rosa Maria Rocha por seres uma super companheira “nesta luta”, sem ti este resultado não seria possível!
Mas estes prémios não são apenas nossos! Estes prémios são partilhados com os vossos pais que sempre mostraram disponibilidade e sempre acreditaram que este seria o desfecho! Não podemos deixar de partilhar os prémios com os restantes professores que nos deram opiniões/sugestões preciosas e nos incentivaram constantemente e, muitas vezes, facilitaram o nosso trabalho e com as assistentes operacionais que foram, muitas vezes, autênticos “anjos da guarda”.
Um agradecimento muito especial à Direção da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia e à equipa CDI Portugal que foram incansáveis durante este percurso!


19.06.2018 Reuniões dos diretores de turma com os encarregados de educação


14.06.2018 Transporte Escolar


11.06.2018 Peças de vestuário perdidas/abandonadas


05.06.2018 Projeto “Escola Amiga da Criança”

As escolas do Agrupamento estão de Parabéns

No âmbito do projeto “Escola Amiga da Criança” levado a cabo pela CONFAP e LeYa Educação e com cerca de 940 candidaturas a nível nacional foram distinguidas as Escolas de Monte das Cruzes com dois projetos: “ Eu também sei brincar “e “ Eu respeito” e a Escola Básica e Secundária do Levante da Maia com o tema” Educar para o respeito, tolerância e aceitação do outro”. Segundo os promotores “cada projeto foi incrível e merecedor da máxima atenção e análise.” Desta forma agradece-se aos intervenientes que sem hesitar deram a mão a esta iniciativa pioneira.


16.05.2018 APEE da EB1 de Monte das Cruzes desenvolve atividades no âmbito do projeto “Escola Amiga da Criança”


09.05.2018 Concurso – Bicicleta mais original – Pré Escolar

Cara Comunidade Educativa / Familiares

No âmbito do Concurso – Bicicleta mais original -Pré Escolar – votem na Bicicleta do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia.
Para tal devem aceder ao link http://www.cm-maia.pt/frontoffice/pages/1546


30.04.2018 Centro de Cidadania Digital

Integrado na inauguração do Centro de Cidadania Digital – espaço de participação e promoção da cidadania ativa e inclusão digital – os alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, orientados pela Professora Emerência Teixeira tiveram a oportunidade de explicar ao Sr. Ministro da Educação em que consiste o projeto desenvolvido no âmbito do APPS FOR GOOD. Este projeto pretende desafiar grupos de alunos apoiados por professores, a assumir o papel de “Problem Solvers” e “Digital Makers”, ao longo de todo o processo de criação de uma App que contribua para a resolução de um problema da comunidade escolar.
PARABÉNS – ESCOLA EBS LEVANTE DA MAIA!


30.04.2018 Assembleia Municipal Jovem da Maia

Alunas da Escola Básica e Secundária Levante da Maia na Assembleia Municipal Jovem da Maia. Parabéns Neuza Ferreira e Bianca Coutinho
As nossas alunas apresentaram duas propostas que foram aprovadas por unanimidade e registadas em ata da assembleia. Uma relativa aos transportes escolares e outra relacionada com o arranjo paisagístico do local em frente à escola com a abertura de uma rua. Estivera muito bem. Parabéns!


26.04.2018 Encontro Escolas Amigas dos Direitos Humanos

Quando decidi participar neste Encontro da Amnistia nunca imaginei que fosse deste género, posso dizer que superou as minhas expectativas. Adorei participar nas atividades desde o primeiro até ao último dia. Posso afirmar que as conversas em que participei, durante o encontro, vão ficar bem gravadas na minha memória. Foi uma ótima experiência, na qual pude exprimir as minhas opiniões e discuti-las com outras diferentes das minhas. Para além disso saí sensibilizada com várias situações que foram divulgadas nas conversas. Apesar de ter sido “uma corrida contra o tempo” foi uma ótima experiência de aprendizagem, na qual penso repetir”
Joana Bermudes, Escola Básica e Secundária de Levante da Maia

A Joana foi uma das 60 participantes do 3º Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos que decorreu em Estremoz de 23 a 25 de fevereiro. Vieram das seis escolas e para alguns foi um reencontro de amigos. Para todos foi uma oportunidade de conhecer os colegas de outras escolas e fazer novas amizades.

Cooperação, entreajuda, participação e CORAGEM foram as palavras que nos acompanharam numa “viagem” de dois dias. Para entendermos o poder das duas primeiras palavras começámos por enfrentar obstáculos (um mar revolto que provocou um naufrágio) mas onde aprendemos que em grupo, cooperando uns com os outros, conseguimos vencer estes obstáculos, sem deixar ninguém para trás. Depois foi altura de criar uma comunidade nova assente nos princípios e valores dos direitos humanos.

A participação assumiu particular importância quando debatemos os problemas da escola e como todos podemos contribuir para a sua resolução.

A CORAGEM foi palavra de ordem durante o resto do encontro. Tendo como pano de fundo a Campanha BRAVE – defensores de direitos humanos, refletimos sobre o que nos motiva (ou não) a sair em defesa dos nossos direitos e dos direitos dos outros. Arlindo Marques, um ativista ambiental inspirou-nos com o seu testemunho. Apaixonado pelo rio Tejo, tem sido incansável na sua defesa contra as empresas que provocam níveis de poluição impensáveis. Com ele aprendemos que para ser BRAVE, basta apenas indignarmo-nos com as injustiças!

Houve ainda tempo para mostrar solidariedade com as vítimas dos tiroteios da escola de Parkland nos EUA. Vê em baixo o vídeo que resultou das fotos realizadas durante o encontro, mas também das ações que foram depois realizadas em todas as escolas, num movimento de apoio e solidariedade com os estudantes norte-americanos que disseram #Neveragain!

A Neuza Ferreira, outra participante no encontro deixa o seu desejo “Espero que para o ano possamos voltar a ter uma experiência como esta, porque valeu a pena e quero voltar!”


24.04.2018 Campanha da Páscoa 2018 | BANCO SOLIDÁRIO ESCOLAR

Vinte famílias de alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia tiveram uma Páscoa mais feliz!!!
Foram distribuídos os cabazes de alimentos que foram colocados no ovo gigante que foi colocado no PBX da escola, no âmbito da Campanha da Páscoa do Banco Solidário Escolar.
O Banco Solidário Escolar é um projeto da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia e na Campanha da Páscoa contou com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Levante da Maia (APELEV), dos alunos do Clube Europeu do Levante da Maia (da turma 9.ºD) e do Projeto Eco-Escolas.
A equipa do Banco Solidário Escolar agradece a todos os alunos, pais, encarregados de educação, assistentes operacionais e professores que, generosamente, tornaram possível, com sucesso, a concretização desta iniciativa!
A equipa do Banco Solidário Escolar também agradece ainda à Panike, pela oferta dos croissants de ovo, e à padaria e pastelaria Já Fumega 5, pela oferta dos 20 pães-de-ló, que irão, com certeza, tornar mais doce a Páscoa destas famílias!
Em nome da equipa do Banco Solidário e de todas as famílias beneficiadas MUITO, MUITO OBRIGADA!!!


21.04.2018 Alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia no pavilhão Multiusos de Gondomar

No dia 21 de Abril, entre as 9h00 e as 18h00 estiveram presentes no pavilhão Multiusos de Gondomar, as 17 Escolas integrantes do programa, divididas em cerca de 60 células de trabalho, que responderam aos desafios práticos colocados, resolvidos num curto espaço de tempo, recorrendo a competências, tais como, trabalho colaborativo, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão utilizando a estrutura do Collaborative Creative Problem Solving. Foi um dia de trabalho mas também de entretenimento com a criação de vários momentos artísticos ao longo do dia.
Um dia muito CriAtivo para todos!


19.04.2018 Alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia participaram no LS2 (Leituras, Sentidos e Saberes)

De 3 a 28 de abril, a Biblioteca Municipal da Maia promoveu a iniciativa ‘LS2 – Leituras, Sentidos e Saberes’ – Alice Vieira.
O “LS2 – Leituras, Sentidos e Saberes” é um projeto cultural concebido e desenvolvido pela rede de Bibliotecas da Maia.
Este evento, iniciado em 2007, proporciona à comunidade educativa o contato com obras e/ou autores de grande notoriedade nacional e internacional. Este projeto cultural, cujo público-alvo é a comunidade educativa Maiata de todos os níveis de ensino, resulta numa exposição dos trabalhos, patentes na Biblioteca durante o mês de abril, resultantes da leitura e interpretação da obra do autor e num espetáculo que se realiza no Grande Auditório do Fórum da Maia, para cerca de 1500 pessoas. Este espetáculo é o momento triunfal em que as crianças e jovens, desde o jardim-escola ao secundário, oferecem um espetáculo a toda a comunidade e a escritora, que este ano é Alice Vieira. A escritora, por sua vez, dignifica o espetáculo com a sua presença, ao inaugurar a exposição, autografando livros e dando entrevistas, desvendando um pouco mais a sua escrita numa relação de proximidade entre escritor e leitor, cumprindo o desígnio deste projeto, a promoção e consolidação de hábitos de leitura.
Hoje de manhã, dia 19 de abril, realizou-se o espetáculo do “LS2 – Leituras, Sentidos e Saberes” para homenagear a escritora Alice Vieira. O Agrupamento do Levante da Maia participou com uma turma do Centro Escolar de Folgosa e duas turmas da Escola Básica de Arcos.
Parabéns a todos!


16.04.2018 Alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia participaram no Programa Curto Circuito da Sic Radical

Os alunos da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, acompanhados pela Dra Liliana Fernandes da Câmara Municipal da Maia, participaram no Programa Curto Circuito da Sic Radical, numa representação dos 17 Municípios integrantes da AMP.

Os 17 Municípios integrantes da AMP ( Área Metropolitana do Porto ) juntam-se numa ação que irá despertar as mentes para as vantagens da implementação desta prática em todas as escolas e turmas do País.


22.02.2018

Consultar Aviso


15.02.2018 Semana dos Afetos

Na semana de 5 a 9 de fevereiro ocorreu na Escola Básica e Secundária do Levante da Maia a Semana dos Afetos com o intuito de comemorar todas as expressões de amor e afeto entre as pessoas, relacionado também com o Dia dos Namorados.
Assim, os alunos que quiseram surpreender alguém ou mostrar o seu lado mais criativo puderam participar, colocando os seus textos e mensagens na Caixa dos Afetos. Estes trabalhos foram expostos no Mural dos Afetos, durante os dias 7, 8 e 9 de fevereiro. Simultaneamente, nos intervalos maiores da manhã, toda a comunidade educativa teve a oportunidade de disfrutar de música ambiente, calma e relaxante, apelando aos afetos.


08.02.2018 Pausa Letiva do Carnaval

Consultar Horário de Funcionamento na Pausa Letiva do Carnaval


24.01.2018 European Day of Language

A Escola Básica e Secundária do Levante da Maia esteve representada no “Why do you love a particular language?”, European Day of Language no dia 26 de setembro de 2017 através dos alunos de Português do 6ºA (aos 23.50 minutos) e os alunos de Inglês do 6ºB (aos 24.44minutos).
Parabéns às duas turmas pela vossa excelente representação da nossa Escola!


17.01.2018


15.01.2018 Dia do Perfil do Aluno


22.12.2017 Boneco de neve da EB1 de Frejufe conquista 2° lugar.

Parabéns a toda a equipa de trabalho da Escola de Frejufe! Continuem com o mesmo empenho e com o mesmo entusiasmo!


22.12.2017 Projeto Banco Solidário Escolar

Os alunos do 9.ºD da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia abraçaram o Projeto Banco Solidário Escolar, orientados pela diretora de turma, Drª Emerência Teixeira.
Com esta iniciativa recolheram alimentos não perecíveis, com vista à organização de cabazes de Natal. Foram conseguidos 11 cabazes, os quais foram entregues a famílias de alunos carenciados da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia.
A turma do 9.ºD agradece a generosidade e o espírito de solidariedade de todos os que contribuíram, principalmente aos Encarregados de Educação Sr. Alcides e D. Rosângela do Já fumega 5 que contribuíram com 11 pães-de-ló.
Obrigada por nos ajudarem a tornar mais feliz o Natal de alguém!


22.12.2017 Almoço de Natal do Agrupamento

Uma vez mais, a Escola Sede encheu-se de brilho e cor para celebrar esta quadra natalícia.
Pessoal Docente e Não Docente do Agrupamento tiveram, ontem, oportunidade de usufruir de um convívio alargado, neste especial almoço de Natal, numa cantina repleta de sorrisos e boa disposição, decorada a rigor para assinalar esta época festiva.
A Senhora Diretora do Agrupamento, Maria Conceição Carneiro, participou neste almoço de confraternização, aproveitando para agradecer a todos o empenho e a dedicação que estes têm vindo a demonstrar nas várias iniciativas do Agrupamento e incitando os mesmos a um regresso cheio de energia, para que, em 2018, se continue esta caminhada de sucesso.
A todos vós, renovados votos de um excelente Natal!


19.12.2017 Horário de funcionamento na pausa letiva

Consultar horário de funcionamento na pausa letiva


29.11.2017 Rastreio da visão e diabetes

Na semana de 13 a 17 de novembro, o LIONS CLUBE DA MAIA, em parceria com a WELLS ÓPTICA, levou a cabo um rastreio da visão e da diabetes cujo público alvo foram alunos do 1º ano de todas as escolas do Agrupamento e alunos do 5º ano da Escola Sede


27.11.2017 Procedimento concursal comum de recrutamento para ocupação de dois postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo para as funções correspondentes à categoria de assistente operacional.

Consultar Aviso de Abertura

Retificação Aviso Abertura

Formulário de candidatura

Consultar Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos

Consultar Resultados da avaliação curricular

Consultar Notificação para entrevista

Consultar Lista de Ordenação Final

Consultar Lista de Ordenação Final Homologada


23.11.2017 ERASMUS+

A coordenadora do Projeto Erasmus, Luísa Faria e a professora Ana Penas informam o Conselho Pedagógico deste Agrupamento de que a Escola EBS Levante da Maia foi inserida num projeto Erasmus + no âmbito KA2, cujas ações tornam possível que organizações de diferentes países trabalhem, desenvolvam, partilhem e transfiram as melhores práticas e abordagens inovadoras no campo da educação e juventude.

O projeto subordinado ao tema “The Wise and Ecofriendly Consumer”, decorrerá nos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 e dele fazem parte os seguintes países: Polónia, Bulgária, Turquia, Itália e Roménia.

Durante este período, decorrerão inúmeras atividades relacionadas com o tema que envolverão não só os alunos diretamente ligados ao projeto, mas também todos os outros.

Desse modo, informamos que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar na participação e envolvimento nas diversas atividades de forma a atingirmos os objetivos que nos são propostos e que são parte integrante do compromisso estabelecido entre todos os países e, aos quais a escola aderiu.

Ao longo destes dois anos de projeto, existem cinco mobilidades dos nossos alunos aos países parceiros e Portugal será país de acolhimento de todos eles em outubro de 2018 (data a confirmar oportunamente).
Os custos inerentes ao funcionamento do projeto são totalmente financiados pela Agência Nacional. Os alunos só terão gastos do foro pessoal.

A seleção dos alunos participantes obedece, cumulativamente, aos seguintes critérios:
– Ter disponibilidade para alojar em sua casa um (a) estudante estrangeiro (a), durante o período de uma semana, em Setembro ou Outubro de 2018 (esta condição é obrigatória para todos os alunos que aceitem viajar);
– Estar disposto a trabalhar no projeto em horas fora do seu horário letivo;
– Estar disponível para viajar para qualquer um dos cinco países que são parceiros de Portugal neste projecto (Polónia, Bulgária, Turquia, Itália e Roménia) conforme datas a divulgar oportunamente;
– Ter um aproveitamento positivo à disciplina de Inglês;
– Ser assíduo e pontual;
– Ter um bom comportamento.

Neste projeto europeu, a Escola Básica e Secundária do Levante da Maia representa Portugal e, isso deverá constituir para todos nós um grande orgulho e uma motivação especial para representar bem a nossa escola.
Para mais informações gerais sobre o projeto solicitamos a consulta do site Erasmus+


21.11.2017

Consultar Aviso

Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico: Atividade Física Desportiva, no Ensino Especial

Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico: Atividade Física e Desportiva

Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico: Atividades Lúdico Expressivas – Ligação da Escola com o Meio

Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico: Atividades Lúdico Expressivas – Expressão Musical, no Ensino Especial

Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico: Atividades Lúdico Expressivas – Expressão Musical

Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico: Atividades Lúdico Expressivas – TIC, no Ensino Especial

Técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo de Ensino Básico: Atividades Lúdico Expressivas – TIC


20.11.2017 Concurso 26 – Grupo 290

Consultar Lista Ordenada de Candidatos – Horario 26


13.11.2017 Concurso 26 – Grupo 290

Consultar aviso de abertura – Horário 26


30.10.2017 Marcação de senhas – Giae.pt


12.10.2017 Processo Eleitoral, Constituição do Conselho Geral 2017-2021

Consultar Aviso de Abertura

Formulário LISTA DE CANDIDATURA Pessoal Docente
Formulário LISTA DE CANDIDATURA Pessoal não Docente
Formulário LISTA DE CANDIDATURA alunos


10.10.2017 Concurso 21 – Grupo 120

Consultar lista ordenada – Concurso 21


09.10.2017 Concurso 20 – Grupo 290

Consultar lista ordenada – Concurso 20


06.10.2017 Programa Qualifica

Reconhecendo que subsiste, ainda, um significativo défice estrutural de qualificações na população portuguesa, agravado pela quebra nas respostas disponíveis para qualificação de adultos, o XXI Governo Constitucional estabeleceu no seu Programa um eixo estratégico que visa aumentar os níveis de qualificação da população portuguesa através do incremento da educação e formação profissional dos jovens e adultos, em particular àqueles que não tiveram a possibilidade de se qualificarem, assegurando que têm agora uma nova oportunidade para o fazer.
Procurando dar resposta a essa necessidade estrutural, apostou-se no investimento na educação e formação ao longo da vida, através da criação de um programa que visa promover a melhoria da qualidade dos processos de educação-formação de adultos e jovens, consolidado uma estratégia integrada de formação e qualificação, através do Programa Qualifica.
Os AE/ENA constituem-se enquanto entidades parceiras por excelência deste programa, seja pela disponibilização de cursos/modalidades vocacionadas para a população adulta, seja enquanto entidades promotoras de Centros Qualifica, seja enquanto parte integrante da rede do Sistema Nacional de Qualificações e, consequentemente, interligada com os Centros Qualifica.
Assim, divulga-se uma apresentação de PowerPoint, com a duração de 3 minutos


03.10.2017 Concurso 21 – Grupo 120

Consultar aviso de abertura


03.10.2017 Concurso 20 – Grupo 290

Consultar aviso de abertura


21.09.2017 Concurso 14 – Grupo 260

Consultar lista ordenada de candidatos


05.09.2017 Receção aos alunos


22.08.2017 Procedimento concursal para constituição da reserva de recrutamento para técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular


07.07.2017 Alunos praticantes de desporto/atividades culturais